Benefícios da cafeína


Benefícios da cafeína


Oque é?



A Cafeína é um suplemento em cápsulas, a base de cafeína pura, principal ativo que auxilia no aumento da resistência aeróbia durante os exercícios físicos de longa duração. É desenvolvida para atletas que buscam, de maneira prática, potencializar rapidamente a sua performace durante os treinos. A cafeína promove maior ativação metabólica que resulta em potente ação lipolítica e assim, favorece a definição dos grupos musculares.

Indiretamente a cafeína pode contribuir para no processo de emagrecimento, queima de gordura e definição muscular, uma vez que a disposição liberada durante o pico energético é altamente favorável para isso.

A cafeína é uma substância com propriedades estimulantes cujos efeitos dependem das características individuais de cada pessoa:
  • Diminui a sensação de fadiga e sonolência.
  • Aumenta a capacidade de processamento mental.
  • Aumenta a irrigação coronária e exerce uma função vasodilatadora.
  • Acelera o metabolismo de forma razoável.
  • Estimula a secreção ácida do estômago ajudando à digestão.
É curioso saber que a rapidez com que o corpo absorve a cafeína é variável de pessoa para pessoa. Em média, o nosso organismo absorve a cafeína num prazo de 3 horas aproximadamente, mas este tempo poderá variar em função do consumo de álcool, da toma de contraceptivos orais ou durante a gravidez. Em caso de dúvida, é aconselhável a consulta de um especialista.
Com os conhecimentos científicos actuais, pode afirmar-se convictamente que o consumo moderado de café (entre três e quatro chávenas por dia, variável com o tipo de café) nas pessoas saudáveis pode trazer benefícios para a saúde. Assim a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos já classificou, em 1958, a cafeína como uma substância reconhecidamente segura e em 1987, reafirmou a sua posição dizendo que a ingestão normal de cafeína, na ordem dos 300 mg/dia em adultos saudáveis, não implica riscos para a saúde.
O quadro abaixo apresenta a quantidade de cafeína nas diferentes bebidas.
Tanto os refrigerantes, como o chá e o café, partilham o mesmo princípio activo: a cafeína.

Algumas substâncias que contém cafeína:



QUANTIDADE DE CAFEÍNA NAS DIFERENTES BEBIDAS
CAFÉIntervalo mg
 Café filtrado (150 ml)
60-180
 Café solúvel (150 ml)
30-120
 Café expresso (30 ml)*
62-88
 Café descafeinado (30 ml)
2-5
CHÁ
 Chá fervido (150 ml)
20-90
REFRIGERANTES
 Bebidas à base de cola (330 ml)
15-30
 Bebidas energéticas (250 ml)
50-160


EmoticonEmoticon